Questões de Administração - Matriz BCG
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 7
5fea154e0905e934e8087b2a
Banca: UFG
Órgão: Câmara Municipal de Goiânia/GO
Cargo(s): Assessor Técnico Legislativo - Administrador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG
vacas leiteiras.
vira-latas.
estrelas.
pontos de interrogação.
Questão: 2 de 7
608c37a10905e937113afa1e
Banca: IDECAN
Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Cargo(s): Assistente Administrativo
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG
SWOT.
SMART.
BCG.
5W2H.
BSC.
Questão: 3 de 7
6421b9729e23f50a11718111
Banca: FGV
Órgão: Receita Federal do Brasil
Cargo(s): Analista Tributário da Receita Federal
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG
4 – 1 – 3 – 2
1 – 2 – 3 – 4
1 – 4 – 3 – 2
4 – 3 – 1 – 2
4 – 1 – 2 – 3
Questão: 4 de 7
6516c8ee131b8efbd80f7511
Banca: FGV
Órgão: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Cargo(s): Analista - Administrativo
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG
o produto A é um produto “cachorro”, no qual a empresa deve investir para aumentar a participação no mercado;
o produto B é um produto “estrela”, que deve ser financiado pelo produto D, que é “vaca leiteira”;
o produto C é um produto “cachorro”, que deve ser abandonado;
o produto D é um produto “estrela”, que deve financiar os produtos B (“ponto de interrogação”) e A (“cachorro”);
o produto B é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar produtos “estrela” e “ponto de interrogação”.
Questão: 5 de 7
Gabarito Preliminar
67aca207c5687219610b6705
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Tribunal de Justiça de Rondônia
Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG
Para o primeiro produto, investir em inovação para alavancar seu crescimento; para o segundo produto, reduzir investimentos devido à sua baixa participação de mercado.
Para o primeiro produto, priorizar sua venda ou descontinuação para liberar recursos; para o segundo produto, investir apenas após comprovação de sua viabilidade financeira.
Para o primeiro produto, investir em expansão de mercado para transformá-lo em um “produto estrela”; para o segundo produto, consolidar o posicionamento como “vaca leiteira”.
Para o primeiro produto, realizar um reposicionamento estratégico para torná-lo mais competitivo; para o segundo produto, evitar investimentos adicionais, pois o risco supera o retorno esperado.
Para o primeiro produto, manter os investimentos mínimos necessários para garantir a geração de caixa; para o segundo produto, aumentar os investimentos para capturar maior participação no mercado de alto crescimento.