Questões de Administração - Matriz BCG

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 7

5fea154e0905e934e8087b2a

copy

Banca: UFG

Órgão: Câmara Municipal de Goiânia/GO

Cargo(s): Assessor Técnico Legislativo - Administrador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG

vacas leiteiras.

vira-latas.

estrelas.

pontos de interrogação.

Questão: 2 de 7

608c37a10905e937113afa1e

copy

Banca: IDECAN

Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Cargo(s): Assistente Administrativo

Ano: 2020

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG

SWOT.

SMART.

BCG.

5W2H.

BSC.

Questão: 3 de 7

6421b9729e23f50a11718111

copy

Banca: FGV

Órgão: Receita Federal do Brasil

Cargo(s): Analista Tributário da Receita Federal

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG

4 – 1 – 3 – 2

1 – 2 – 3 – 4

1 – 4 – 3 – 2

4 – 3 – 1 – 2

4 – 1 – 2 – 3

Questão: 4 de 7

6516c8ee131b8efbd80f7511

copy

Banca: FGV

Órgão: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Analista - Administrativo

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG

o produto A é um produto “cachorro”, no qual a empresa deve investir para aumentar a participação no mercado;

o produto B é um produto “estrela”, que deve ser financiado pelo produto D, que é “vaca leiteira”;

o produto C é um produto “cachorro”, que deve ser abandonado;

o produto D é um produto “estrela”, que deve financiar os produtos B (“ponto de interrogação”) e A (“cachorro”);

o produto B é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar produtos “estrela” e “ponto de interrogação”.

Questão: 5 de 7

Gabarito Preliminar

67aca207c5687219610b6705

copy

Banca: INSTITUTO CONSULPLAN

Órgão: Tribunal de Justiça de Rondônia

Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário

Ano: 2025

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão Estratégica > Matriz BCG

Para o primeiro produto, investir em inovação para alavancar seu crescimento; para o segundo produto, reduzir investimentos devido à sua baixa participação de mercado.

Para o primeiro produto, priorizar sua venda ou descontinuação para liberar recursos; para o segundo produto, investir apenas após comprovação de sua viabilidade financeira.

Para o primeiro produto, investir em expansão de mercado para transformá-lo em um “produto estrela”; para o segundo produto, consolidar o posicionamento como “vaca leiteira”.

Para o primeiro produto, realizar um reposicionamento estratégico para torná-lo mais competitivo; para o segundo produto, evitar investimentos adicionais, pois o risco supera o retorno esperado.

Para o primeiro produto, manter os investimentos mínimos necessários para garantir a geração de caixa; para o segundo produto, aumentar os investimentos para capturar maior participação no mercado de alto crescimento.