Questões de AOCP - Comunicação - As teorias contemporâneas da comunicação

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 8

5eeba8570905e96f0d0ac3de

copy

Banca: AOCP

Órgão: Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Fundamentos da Comunicação > As teorias contemporâneas da comunicação

A produção de sentido, na recepção, implica em reação e não em ação.

A recepção deve ser entendida como um processo de interação, tal como fazem os behavioristas.

Na concepção da estética da comunicação, o poder da mídia é superdimensionado, sobretudo da importância do emissor da mensagem.

Sob o ponto de vista da estética da recepção, o leitor é mais que mero destinatário no processo de comunicação.

Tomando como suporte teórico a estética da recepção, a mensagem possui um único sentido.

Questão: 2 de 8

5eeba8580905e96f0d0ac3e2

copy

Banca: AOCP

Órgão: Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Fundamentos da Comunicação > As teorias contemporâneas da comunicação

V – V – V.

V – F – V.

V – F – F.

F – V – V.

F – F – F.

Questão: 3 de 8

5eeba85a0905e96f0d0ac3e6

copy

Banca: AOCP

Órgão: Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Fundamentos da Comunicação > As teorias contemporâneas da comunicação

Hipodérmica.

Usos e Gratificações.

Crítica.

Agenda-setting.

Culturológica.

Questão: 4 de 8

5eeba85c0905e96f0d0ac3ea

copy

Banca: AOCP

Órgão: Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Fundamentos da Comunicação > As teorias contemporâneas da comunicação

Na hipótese da Agenda-Setting, é possível entender que a mídia, ao descrever e precisar a realidade externa, apresenta ao público uma lista de fatos sobre os quais pode ter uma opinião e discutir.

Os estudos culturais entendem que, na sociedade de massa, o emissor ativo e o receptor passivo estão isolados no processo de comunicação.

A teoria da informação ou matemática entende o receptor como ativo no processo da comunicação, sendo que o processo de comunicação é não linear.

Na teoria hipodérmica, busca-se compreender o receptor como ativo no processo da comunicação.

Newsmaking trata-se do profissional que seleciona as notícias, funcionando como filtros da informação.

Questão: 5 de 8

5eeba85c0905e96f0d0ac3ec

copy

Banca: AOCP

Órgão: Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Fundamentos da Comunicação > As teorias contemporâneas da comunicação

Atualmente, as pesquisas sobre as teorias feministas e multiculturalistas aplicadas nos discursos e processos midiáticos estão sendo reduzidas, pois observa-se um público menos ativista e interessado sobre essas questões.

Há um consenso entre grupos sociais sobre o papel da mídia em relação às suas representações.

Tendo em vista que a sociedade é um grande “campo de batalhas sociais”, as representações desses embates pela mídia se constituem como um terreno propício para pesquisas críticas sobre a cultura da mídia.

Estudar politicamente a cultura da mídia, sobretudo suas representações sociais, exige a supressão da compreensão ideológica de seus entornos.

Os processos de dominação e resistência de grupos sociais não devem ser levados em consideração ao estudar a cultura da mídia, pois apenas o papel do emissor importa.