Questões de Comunicação - Publicidade - Conceitos e finalidade da publicidade
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 79
668d42021c66f7ee1e0f0ba8
Banca: VUNESP
Órgão: Autoridade Portuária de Santos em São Paulo
Cargo(s): Especialista Portuário - Técnico em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Comunicação > Publicidade > Conceitos e finalidade da publicidade
institucional; de utilidade pública; mercadológica e legal.
comercial; de utilidade pública; mercadológica e legal.
institucional; promocional; mercadológica e legal.
institucional; de utilidade pública; de lançamento e legal.
institucional; de oportunidade; mercadológica e de sustentação.
Questão: 2 de 79
Gabarito Preliminar
67aca207c5687219610b6709
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Tribunal de Justiça de Rondônia
Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Comunicação > Publicidade > Conceitos e finalidade da publicidade
Ao acelerar a rotação de estoques, a publicidade foca exclusivamente em reduzir custos operacionais, sem impactos diretos nos ciclos de consumo e produção.
A publicidade induz os intermediários a ajustarem seus estoques, garantindo que o excesso de produção seja absorvido pela oferta de benefícios financeiros diretos.
A publicidade apenas estabiliza o mercado quando atua de forma combinada com a redução de custos, priorizando o lucro imediato em detrimento do consumo regular.
A publicidade elimina o risco de estoques excessivos ao criar novas necessidades artificiais, obrigando os consumidores a consumirem mesmo sem demanda preexistente.
Ao aumentar o consumo em períodos de alta produção, a publicidade reduz o impacto das oscilações de estoque, permitindo uma maior previsibilidade no fluxo de capital para reinvestimentos.
Questão: 3 de 79
Gabarito Preliminar
67aca207c5687219610b6721
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Tribunal de Justiça de Rondônia
Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Comunicação > Publicidade > Conceitos e finalidade da publicidade
Narração, que esclarece o contexto e apresenta os fatos de forma clara.
Provação, responsável por organizar as evidências em uma estrutura lógica.
Peroração, que finaliza o discurso com uma recapitulação e apelo emocional.
Exórdio, que tem a função de introduzir o discurso e gerar conexão com o público.
Convicção, onde o orador apresenta suas provas e argumentos de forma detalhada.
Questão: 4 de 79
Gabarito Preliminar
67aca207c5687219610b6727
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Tribunal de Justiça de Rondônia
Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Comunicação > Publicidade > Conceitos e finalidade da publicidade
“Ele foi corajoso, muito corajoso, e até heroico.” – O recurso utilizado nessa frase é hipotipose, pois insiste na ideia de coragem para reforçar o ponto.
“A vitória foi grande, imensa, extraordinária!” – Esse exemplo representa conglomeração, pois reúne diferentes aspectos da vitória em uma única ideia de grandeza.
“Ele não era apenas corajoso; era a personificação da bravura.” – Representa hipotipose, pois a frase cria uma descrição vívida que permite ao ouvinte visualizar a coragem de forma concreta.
“Ele não era só corajoso, ele era um herói, um modelo para todos.” – Evidencia amplificação, uma vez que a ideia inicial de coragem é exagerada para enfatizar ainda mais a grandeza do personagem.
“O mar revolto avançava com suas ondas furiosas, esmagando tudo em seu caminho.” – Essa frase é um exemplo de sinonímia, pois utiliza palavras diferentes para reforçar a ideia da violência do mar.
Questão: 5 de 79
67e585176d52274566082c0b
Banca: FUNRIO
Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
Cargo(s): Analista do Seguro Social - Publicidade e Propaganda
Ano: 2014
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Comunicação > Publicidade > Conceitos e finalidade da publicidade
Necessidade de contiguidade espacial.
Busca de uma atitude individual.
Abundância de informações.
Inexistência de controvérsias.
Falta de discussão.