Questões de Direito Administrativo - Poderes administrativos - Poder de polícia
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 746
Gabarito Preliminar
67b89c331b20d7e81005380d
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Tribunal de Justiça de Rondônia
Cargo(s): Técnico Judiciário
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
O custeio dessa atividade de fiscalização, atinente ao poder de polícia, necessariamente será por meio da cobrança de impostos.
O exercício do poder de polícia pela autarquia é denominado pela doutrina de originário, por ser uma pessoa jurídica de direito público.
O poder de polícia, por representar uma atividade de império, não pode ser objeto de nenhuma delegação a pessoas de direito privado.
O chamado ciclo de polícia administrativa é composto por quatro atividades, quais sejam: ordem (as vezes substituído pela fase de legislação), consentimento, fiscalização e sanção.
No caso narrado, apesar de a autarquia possuir poder de polícia, está-se diante do exercício do poder disciplinar da Administração, que permite a apuração de infrações e a aplicação de eventuais penalidades.
Questão: 2 de 746
Gabarito Preliminar
67dab3f66c6d4128a40b9267
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Agênca Nacional de Mineração
Cargo(s): Especialista em Recursos Minerais - Qualquer Área de Formação
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
Questão: 3 de 746
67ee803572bfc979290875c0
Banca: CONSULPAM
Órgão: Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná
Cargo(s): Assessor Jurídico
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
Discricionariedade na atuação administrativa.
Finalidade de proteção do interesse público.
Possibilidade de atuação apenas em situações de emergência.
Limitação das atividades econômicas privadas.
Questão: 4 de 746
67f53c9944c856a1e6062701
Banca: CONSULPAM
Órgão: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá/RJ
Cargo(s): Analista Jurídico
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
O poder de polícia é delegável a particulares.
Em todo e qualquer ato que envolva o poder de polícia há discricionariedade.
Estende-se à generalidade dos indivíduos, não se restringindo a limitar particularmente ninguém.
O poder de polícia não vincula o próprio Estado, mas apenas os particulares.
Questão: 5 de 746
67f672e6b44c224a560f816e
Banca: Integri Brasil
Órgão: Prefeitura Municipal de Votorantim/SP
Cargo(s): Analista Legislativo
Ano: 2016
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
A atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Poder discricionário concernente à Administração Pública que nomeia uma função a determinados servidores públicos, estes que, terão a incumbência de cumprir fielmente à legislação vigente acerca daquela determinada função.
Atribuição, prevista no art. 30, III, do texto constitucional federal, que representa aspecto fundamental para assegurar a autonomia e ordem da Administração Pública, inclusive a Municipal, ao lhe atribuir poderes para “instituir e proporcionar ordem nas condições fixadas em lei”.
Competência para a prestação de serviço de segurança coletiva, que deve ter caráter essencial e indisponível. Observe-se que cabem à União, Estados e Municípios, conforme disposto no art. 21, XII, e, da Constituição Federal.