Questões de Educação - História da Educação no Brasil
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Questão: 1 de 64
65254b38e3ebaf35f20731b3
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: Prefeitura Municipal de Turvelândia/GO
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > História da Educação no Brasil
Padre Manoel da Nóbrega, jesuítas
Padre Manoel da Nóbrega, beneditinos
Thomé de Sousa, jesuítas
Thomé de Sousa, beneditinos
Questão: 2 de 64
6553a0365e8b96fc2d0de8d3
Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > História da Educação no Brasil
A primeira fase transcorre tendo como base a concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759).
Na segunda fase se dá a coexistência entre as concepções pedagógicas tradicionais religiosa e leiga (1759-1932).
Na terceira fase ocorre a emergência e predominância da concepção pedagógica renovadora (1932-1969).
Na quarta fase ocorre a emergência e predominância da concepção pedagógica liberal (1969-2001).
A última fase é marcada pelas concepções pedagógicas contrahegemônicas.
Questão: 3 de 64
6553a0365e8b96fc2d0de8dc
Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > História da Educação no Brasil
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, defendia a dualidade do ensino escolar, apoiando-se no argumento de que a educação deveria ser diferente para a formação de patrões e de empregados.
A educação formal brasileira inicia-se no período do Brasil Colônia, com a chegada dos jesuítas.
Por ordem do Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777, os jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759.
A lei do Período Imperial que determinava a criação de escolas de primeiras letras por todo o território nacional data de 15 de outubro de 1827.
A Constituição de 1891 determinava que a responsabilidade pela educação ficasse com os estados, que incentivariam o ensino das ciências, artes e técnicas de trabalho, desvinculado do caráter religioso.
Questão: 4 de 64
6553a0365e8b96fc2d0de8ed
Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > História da Educação no Brasil
Políticas educacionais são um instrumento governamental que tem o objetivo de fornecer subsídios para a ampliação e a universalização da educação num país, seja em nível federal, estadual ou municipal.
As políticas educacionais envolvem as escolas, cabendo a outros setores a promoção de ações voltadas para a participação da família e da própria comunidade na educação.
O desenvolvimento de políticas públicas educacionais atua no planejamento, execução e acompanhamento de medidas para a ampliação e qualidade da educação em estados e municípios brasileiros.
Para garantir o direito à educação previsto na Constituição Federal, são necessárias políticas públicas que promovam a universalização do acesso, permanência e aprendizagem na escola, considerando o respeito às diferenças e a redução das desigualdades.
A elaboração de políticas educacionais interfere na qualidade de vida dos indivíduos como um todo.
Questão: 5 de 64
6553a0365e8b96fc2d0de8f0
Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > História da Educação no Brasil
Com a posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, iniciouse o processo de concretização da política educacional em conformidade com as diretrizes de agentes financeiros multilaterais, como o Banco Mundial, cujas orientações se fizeram presentes na reforma educacional brasileira.
Após o encerramento do primeiro governo Lula (2003-2006), verificou-se que algumas metas de seu programa foram atingidas, como o Fundeb e a definição do custo-qualidade por aluno.
Apesar da sua inegável relevância, a elevação global do nível de escolaridade da população não integrou o conjunto de objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010.
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado em abril de 2007 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, reúne um conjunto de iniciativas articuladas sob a abordagem do sistema educativo nacional, cuja prioridade é a melhoria da qualidade da educação básica.
A LDB, Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, começou a ser alterada já no ano seguinte à sua publicação. Em 1997, o art. 33, que tratava do ensino religioso, sofreu modificações.