Questões de Aristóteles

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Questão: 1 de 9

587915

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: UNEMAT

Cargo(s): Técnico Universitário - Analista Sistemas

Ano: 2024

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles

a mente humana é incapaz de conhecer os princípios últimos da realidade.

a visão a respeito dos saberes é eurocêntrica e colonialista.

o comportamento do mundo sublunar e o do mundo supralunar são distintos.

o discurso mítico e o discurso teórico apresentam equivalência.

os saberes teóricos ou contemplativos têm primazia sobre os saberes práticos ou utilitários.

Questão: 2 de 9

587862

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: UNEMAT

Cargo(s): Agente Universitário - Técnico Agropecuária

Ano: 2024

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles

belo na obra de arte e seus efeitos sobre a alma humana.

ser enquanto ser e suas propriedades.

ação humana e suas hierarquias de valor.

religião grega, suas crenças e práticas.

organização da sociedade e as melhores formas de governo.

Questão: 3 de 9

542500

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Banca: IBFC

Órgão: SEDUC/BA

Cargo(s): Professor - Filosofia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Apenas a afirmativa I está correta

Questão: 4 de 9

542501

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Banca: IBFC

Órgão: SEDUC/BA

Cargo(s): Professor - Filosofia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles

Anaximandro de Mileto

Heráclito de Éfeso

Pitágoras de Samos

Tales de Mileto

Xenófanes de Cólofon

Questão: 5 de 9

509513

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Banca: FGV

Órgão: SME/SP

Cargo(s): Professor - Filosofia | Ensino Fundamental II e Médio

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles

Adota a teoria platônica das formas, com o avanço conceitual de estender seu alcance para além dos objetos naturais.

Defende, em contraposição à doutrina platônica, que a ideia de forma só se aplica a objetos produzidos pelos humanos.

Recusa a doutrina platônica das formas em favor da afirmação de um devir organizado pela tensão entre contrários.

Afasta-se da doutrina das formas por considerar a ideia de participação insuficiente para explicar o vir-a-ser dos entes.

Sustenta, diferentemente de Platão, que os entes vêm a ser a partir da própria matéria, como composições de elementos mínimos.