Questões de Aristóteles
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Questão: 1 de 9
587915
Banca: CESGRANRIO
Órgão: UNEMAT
Cargo(s): Técnico Universitário - Analista Sistemas
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles
a mente humana é incapaz de conhecer os princípios últimos da realidade.
a visão a respeito dos saberes é eurocêntrica e colonialista.
o comportamento do mundo sublunar e o do mundo supralunar são distintos.
o discurso mítico e o discurso teórico apresentam equivalência.
os saberes teóricos ou contemplativos têm primazia sobre os saberes práticos ou utilitários.
Questão: 2 de 9
587862
Banca: CESGRANRIO
Órgão: UNEMAT
Cargo(s): Agente Universitário - Técnico Agropecuária
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles
belo na obra de arte e seus efeitos sobre a alma humana.
ser enquanto ser e suas propriedades.
ação humana e suas hierarquias de valor.
religião grega, suas crenças e práticas.
organização da sociedade e as melhores formas de governo.
Questão: 3 de 9
542500
Banca: IBFC
Órgão: SEDUC/BA
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta
Questão: 4 de 9
542501
Banca: IBFC
Órgão: SEDUC/BA
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles
Anaximandro de Mileto
Heráclito de Éfeso
Pitágoras de Samos
Tales de Mileto
Xenófanes de Cólofon
Questão: 5 de 9
509513
Banca: FGV
Órgão: SME/SP
Cargo(s): Professor - Filosofia | Ensino Fundamental II e Médio
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Filosofia > Filosofia na Grécia Antiga / Aristóteles
Adota a teoria platônica das formas, com o avanço conceitual de estender seu alcance para além dos objetos naturais.
Defende, em contraposição à doutrina platônica, que a ideia de forma só se aplica a objetos produzidos pelos humanos.
Recusa a doutrina platônica das formas em favor da afirmação de um devir organizado pela tensão entre contrários.
Afasta-se da doutrina das formas por considerar a ideia de participação insuficiente para explicar o vir-a-ser dos entes.
Sustenta, diferentemente de Platão, que os entes vêm a ser a partir da própria matéria, como composições de elementos mínimos.