Questões de Fundação Vunesp - Educação - Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 30

621917c7c9ca8d71027a9c7e

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

alfabética.

pré-silábica.

silábico-alfabética.

silábica sem valor sonoro.

silábica com valor sonoro.

Questão: 2 de 30

621e76d95944ee39e7289cb6

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Várzea Paulista/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

a construção de modelos.

uma visão mais ampla e adequada da realidade.

um conhecimento mais profundo de um único tema.

a concentração da atenção em aspectos bem específicos.

a fragmentação da realidade para melhorar sua compreensão.

Questão: 3 de 30

63e0f2006be09a12e21d0657

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Birigui/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

disciplinaridade.

transversalidade.

interdisciplinaridade.

multidisciplinaridade.

transdisciplinaridade.

Questão: 4 de 30

645b9968e4e6c71f0d4846eb

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo/SP

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

Não é um método, mas uma postura pedagógica, que requer abertura ao desconhecido e flexibilidade para reformular metas e percursos à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas.

Trata-se de um instrumental prático e operatório para atividades interdisciplinares, compostos pelas etapas sequenciais regulares e ordenadas de introdução, pesquisa e conclusão.

Os projetos trabalham com objetivos diante de conteúdos pré-fixados, transversais ou interdisciplinares, para que o aluno protagonize uma pesquisa autônoma, prevista por fórmulas e regras seguras.

É uma técnica atraente para a transmissão de conteúdos, porque utiliza o lúdico e a criatividade no fazer, repetir, recitar, aprender e ensinar o que está pronto, ampliando o repertório do aluno.

Está ancorada na pesquisa sistemática sob a lógica do método científico, em que os alunos seguem um roteiro dado pelo professor para chegarem a resultados que demonstram as teorias previamente ensinadas.

Questão: 5 de 30

6462492dc4e6b565932c969f

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

os temas transversais constituem uma disciplina à parte que, obviamente, precisa ser apresentada por um profissional academicamente bem preparado.

os professores precisam se dispor a interromper o assunto de suas aulas e, ao menos mensalmente, abordar os temas transversais com seus alunos.

os temas transversais dispensam um trabalho sistemático, eles devem ser tratados espontaneamente nos diálogos em sala de aula, evitando-se uma abordagem burocrática.

os professores precisam evitar que os temas transversais acabem englobando saberes extraescolares, algo que levaria os envolvidos no ato educativo a perderem o foco.

os temas transversais tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.