Questões de Fundação Vunesp - Direito Civil - Direitos de vizinhança - Procurador do Município
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2
5fbeaf2d0905e927a8e448be
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Sorocaba/SP
Cargo(s): Procurador do Município
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das coisas > Propriedade > Direitos de vizinhança
É subjetiva a responsabilidade do condomínio pelos danos provenientes das coisas que dele caírem, ainda que não identificado o autor do ato ilícito.
Os ramos de árvores que ultrapassarem o limite de determinado prédio não poderão ser cortados pelo proprietário do terreno invadido, salvo se o ramo estiver impedindo ou limitando a utilização da propriedade.
Pelo instituto da passagem forçada, proporciona-se passagem adicional a um prédio cujo acesso à via pública seja inconveniente, em razão de sua localização ou de suas dimensões.
O possuidor de determinado imóvel pode exigir do dono do prédio vizinho, quando este ameace desabamento, a prestação de caução pelo dano iminente.
O proprietário ou ocupante de imóvel não é obrigado a tolerar que o vizinho entre em seu prédio para recuperar coisas suas, ainda que mediante aviso prévio.
Questão: 2 de 2
620e8712b2c4f458a83e9f76
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Várzea Paulista/SP
Cargo(s): Procurador do Município
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das coisas > Propriedade > Direitos de vizinhança
Caio não violou qualquer norma de vizinhança, tendo em vista que a parede de tijolos de vidro translúcido pode ser levantada a menos de metro e meio do prédio vizinho, não importando servidão sobre ele.
Caio violou a norma de vizinhança, tendo em vista que não se distingue a visão direta da oblíqua ou perpendicular na proibição de construir a menos de três metros do prédio de outrem.
Tício pode, no lapso de ano e dia após a conclusão da obra, exigir que se desfaça a parede.
Caio poderia ter construído o muro, desde que tivesse respeitado a distância mínima de 5 metros do terreno de Tício.
Caio poderia ter construído o muro, desde observasse a distância mínima de cinquenta e cinco centímetros do imóvel de Tício.