Questões de Fundação Vunesp - História - Idade Média - Professor - História

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 4

528de745c6d7450800000132

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2013

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média

estava baseada nas práticas bastante disseminadas à época de feitiçaria e bruxaria, marcas da sociedade medieval, enquanto entre as autoridades da Igreja predominava o analfabetismo.

contraria a ideia de que o conceito de “feudalismo” confere uma lógica ao desenvolvimento histórico da Europa, fazendo-se necessária a superação do atraso feudal para o desenvolvimento europeu.

teve pouca repercussão, e o olhar que predomina hoje no senso comum ressalta a Idade Média como o período em que se formaram os contornos políticos e culturais do continente europeu.

tem como referência o obscurantismo religioso, a ausência de universidades e a falta de leituras até mesmo no interior da Igreja Católica, características marcantes do período medieval.

esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, num momento em que ser humanista significava colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pela Igreja.

Questão: 2 de 4

52938926448e3f4d8d000162

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2012

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média

a servidão basta para explicar na totalidade as relações de trabalho existentes no período medieval, sendo uma marca do período, da mesma forma que o trabalho assalariado no mundo contemporâneo e a escravidão na Antiguidade.

nos livros didáticos esses conceitos acabam conferindo uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, como se houvesse um mesmo “feudalismo” ou uma mesma “servidão” nos quatro cantos do continente.

nesse tipo de abordagem do feudalismo, senhores e camponeses não parecem grupos compactos e claramente definidos como realmente eram, e não há espaço para mostrar a arrogância dos senhores e a passividade dos camponeses.

dessa forma, torna-se impossível para o aluno apropriar-se dos principais objetivos do estudo da Idade Média, ou seja, a compreensão das origens da globalização e dos traços originais das nações europeias contemporâneas.

priorizar, no estudo do período medieval, as relações de trabalho entre senhores e camponeses pode fazer com que se deixe de lado um aspecto fundamental da história do período, a caracterização da Idade Média como “Idade das Trevas”.

Questão: 3 de 4

5fd8f3a50905e9481b5e04e8

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2013

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média

Entre os especialistas, os conceitos feudalismo, sociedade e cultura feudal conferem uma lógica ao desenvolvimento histórico de toda a Europa, devido à existência de um sistema feudal em todo o continente, com as mesmas características políticas e socioculturais.

Os fatos e processos evocados para tratar da realidade europeia medieval devem referir-se aos povos que ocuparam regiões correspondentes a atual França, Inglaterra e Itália, pois a Europa Nórdica e o Leste Europeu não contribuem para este estudo.

Os Estados europeus medievais, herdeiros das noções greco-romanas de política, direito e cidadania, resgataram modelos e se constituíram como cidades-estado ou como os impérios da Antiguidade clássica.

A cultura medieval europeia valorizou a inovação e atribuiu papel essencial ao que está por vir, julgando-se mais notável que seus antecessores pelos conhecimentos que possuía e considerando o passado como algo a superar.

A coexistência etnorreligiosa entre muçulmanos, judeus e cristãos, suas múltiplas influências e intercâmbios culturais, contribuíram para a especificidade da formação medieval dos reinos cristãos na Península Ibérica.

Questão: 4 de 4

6012fa550905e97eef020c35

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2018

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média

o embate entre os cartógrafos das diferentes nações europeias, que definiam seus domínios territoriais reais e das novas descobertas realizadas ao longo dos séculos XV e XVI.

a história dos geógrafos alemães do século XVI, que sustentavam as representações do planisfério a partir do trabalho de Claudio Ptolomeu, e as trajetórias dos astros no céu.

a cartografia medieval, elaborada por matemáticos, com mapas conhecidos pelo formato T-O, que construíam fundamentalmente uma leitura alegórica do mundo bíblico.

a cartografia como modelo de organização do espaço, vinculada a certos objetivos, e que, naquele contexto, existia a relação entre o saber científico do cosmográfico, o poder político do rei e o poder da igreja.

a elaboração das cartas de navegação dos séculos XV e XVI, que traçavam os roteiros de viagens realizadas na orla do Mediterrâneo e, posteriormente, nas costas da África e das Américas.