Questões de História - Renascimento
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 17
Gabarito Preliminar
67b5e10935229dda7b0ba86f
Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2025
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Moderna > Renascimento
A inacessibilidade do rei reforçava sua imagem como uma figura fortalecida, construída por meio de mecanismos de controle e opressão.
A interação dos vassalos com o rei, por meio da possibilidade de comunicação, contribuía para reafirmar a legitimidade de sua autoridade como soberano.
O potencial contato com o monarca gerava entre os vassalos uma sensação de confiança em relação ao rei, contudo as comunicações não produziam resultados efetivos.
A interação comunicativa dos vassalos com o rei era considerada uma expressão de que a maior autoridade do exercício de poder da monarquia eram seus súditos.
A comunicação entre o monarca e seus funcionários reais foi o elemento central para a estruturação da monarquia, composta exclusivamente por aqueles responsáveis pela formulação das leis.
Questão: 2 de 17
Gabarito Preliminar
67b5e10935229dda7b0ba87a
Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2025
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Moderna > Renascimento
uma percepção de que o tempo histórico em questão é sentido da mesma forma por todos os contemporâneos que o vivenciaram.
um consenso entre as diversas tradições historiográficas, que realizam uma análise unificadora sobre o tema da modernidade.
uma abordagem que considera apenas a percepção dos personagens históricos sobre o tempo em que viveram, tratando-os como autoridades na definição da periodização.
uma visão de que o início e o fim de um período histórico são processos naturais, determinados por referências temporais padronizadas.
uma perspectiva que considera o tempo presente e seus debates como fatores determinantes na interpretação dos contextos passados.
Questão: 3 de 17
Gabarito Preliminar
67b5e10a35229dda7b0ba89c
Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2025
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Moderna > Renascimento
seguia rigorosamente as normas e técnicas barrocas peninsulares, o que resultou em pinturas que copiavam fielmente o estilo e os temas produzidos na Europa.
possuía total liberdade criativa, uma vez que era praticado por indígenas que expressavam suas culturas e hábitos originários, anteriores ao contato com os europeus.
misturava os elementos americanos e peninsulares, adaptando o estilo artístico às demandas da nova realidade colonial.
não possuía grande expressão na sociedade, uma vez que as pinturas eram elaboradas por pessoas não europeias, especificamente pelos indígenas da região.
rompia com os cânones europeus, uma vez que as pinturas eram produzidas sem uma finalidade utilitária, priorizando a autonomia artística do pintor.
Questão: 4 de 17
67c096d96b23b1b6e7063be7
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Moderna > Renascimento
Questão: 5 de 17
67c096d96b23b1b6e7063be9
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Moderna > Renascimento